Granola e seus benefícios para a saúde

De fato, a granola está cada vez mais presente em nossa dieta. É um verdadeiro aliado de uma dieta saudável e substitui os clássicos cereais matinais que são muito ricos em açúcares e sem nutrientes.

Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da granola, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é granola?

Granola é uma mistura de cereais, sementes (ricas em antioxidantes e nutrientes) e oleaginosas (ricas em ácidos graxos e oligoelementos), todas assadas.

 

 

Aqui estão alguns ingredientes-chave encontrados em muitas receitas de granola:

  • Cereais: principalmente aveia…
  • Frutas secas: damasco, morango, framboesa, figo, maçã, mirtilo, banana, manga, uva…
  • Nozes: amêndoa, amendoim, nozes, avelã, castanha, coco…
  • Sementes: trigo sarraceno, girassol, chia, abóbora, gergelim, aveia, linho, cânhamo…
  • Temperos doces: canela, cacau, baunilha, mel…

Do que é feita?

A granola foi inventada no início da década de 1860 nos Estados Unidos pelo Dr. James Caleb Jackson, proprietário de curas térmicas. 

Naquela época, era uma mistura de farinha de trigo. Esta mistura era então espalhada em uma assadeira e assada até que secasse completamente. 

Em seguida, era desintegrada, cozida uma segunda vez e depois quebrada em pedaços. 

O resultado? Uma mistura tão seca que os pedaços tiveram que mergulhar no leite (ou outro líquido) durante a noite para serem comestíveis.

A granola foi então servida no café da manhã dos pacientes no estabelecimento de cura, porque o principal objetivo do Dr. Jackson era oferecer uma dieta saudável. Porque para este cavalheiro, uma boa dieta é o melhor remédio.

Granola ajuda a emagrecer?

É uma pergunta muito comum, já que, por um lado, há pessoas que defendem que a granola contém apenas produtos naturais e benéficos, por isso tem que ser bom para o nosso corpo e perda peso, enquanto outros garantem que misturar todos os seus ingredientes pode ser perigoso para pessoas que tentam perder peso.

Ambas as partes estão um pouco certas: por um lado, a granola acelera o processo de digestão e contém alimentos ricos e saudáveis que nos ajudam a eliminar toxinas que nosso corpo não precisa. 

Mas, por outro lado, é importante ter em mente que ele contém altos níveis de fibras e calorias. Se uma das recomendações mais comuns é que seja consumido de manhã, é precisamente para que durante o dia possamos queimar as calorias extras que a granola nos dá.

Mesmo assim, não é um alimento recomendado para pessoas com excesso de peso, pois contém ingredientes com muitos açúcares e muitas calorias. 

Quais seus benefícios da granola para a saúde?

Vitaminas

Granola tem uma quantidade importante de vitaminas que você receberá graças à variedade de ingredientes, como vitamina E, necessários para a criação ou recuperação de tecidos danificados por infecções ou condições, também é importante para fortalecer o sistema imunológico.

Outros elementos que a granola tem são tiamina e folato, pertencentes à vitamina B, eles dão energia ao metabolismo, regulam as funções do sistema nervoso e, se você estiver grávida, ajudarão seu bebê a se desenvolver saudável.

Minerais

Granola é uma bomba mineral! Com uma colher de sopa, você terá magnésio, que sustenta as funções musculares, é outro impulsionador para o sistema imunológico e fortalece os ossos; fósforo, importante na formação óssea, produção de proteínas e movimento renal.

Além disso, é rico em selênio, zinco, cobre e manganês, que juntos ajudam o sangue a passar corretamente pelo seu corpo, manter o controle do coração e até regular as funções tireoidianas, essenciais no processo metabólico.

Fibra

A fibra é um dos benefícios da granola que melhorará seu sistema digestivo.

Uma barra ou um prato de granola é rico em fibras e ainda lhe dará a saciedade necessária para que você não perca seu objetivo saudável.

A granola é uma fibra solúvel que, ao entrar no estômago, é lentamente absorvida e, ao mesmo tempo, acelera o funcionamento dos intestinos.

Gorduras saudáveis para o seu coração

Quando aveia, amêndoas e nozes se misturam, algo fantástico acontece: em primeiro lugar, elas ajudam a reduzir seus níveis de colesterol e pressão arterial, duas coisas que seu coração apreciará.

Se você tiver alguma inflamação, ela diminuirá gradualmente, você também receberá ômega 3, um ácido graxo que estimula as funções cerebrais.

Como saber se a granola que está consumindo é saudável?

 

 

Como você sabe se está escolhendo a melhor granola para o seu corpo? Para resolver essa dúvida, aqui está o que você deve levar em conta para tomar a decisão correta.

  • Verifique o rótulo: Existem granolas que você pode encontrar no supermercado com baixas quantidades de fibras. É melhor escolher aquelas que contêm fibras solúveis e insolúveis, pois ajudam a melhorar a regularidade digestiva.
  • Escolha aquela granola com amêndoas, nozes e sementes: Esses ingredientes são recomendados devido à sua contribuição calórica e aos benefícios que proporcionam para uma dieta equilibrada.
  • Verifique o teor de gordura: Seus ingredientes geralmente contêm ácidos graxos ômega, um tipo de ácido graxo poli-insaturado que é essencial para o funcionamento adequado do cérebro. Dica: existem muitas granolas que excedem 3 gramas de gordura, então quando você for ao supermercado, verifique se a que você escolher tem entre 2 e 3 gramas de gordura total.
  • Escolha uma granola de boa qualidade: o excesso de aveia, amendoim e passas não garante que a granola seja de boa qualidade. O ideal é escolher um com diferentes tipos de sementes e nozes, já que tem um alto valor nutricional.

Gostou de saber mais sobre a granola? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Redes Sociais

Mais Popular

Fique por dentro

Receba Novidades

Seu e-mail está seguro! também não gostamos de spam

Blog

Post Relacionados