Óleo de coco: como usar e quais os seus benefícios

O óleo de coco é uma gordura vegetal saudável que podemos usar como alternativa a outros óleos e permite diferentes usos na cozinha. É composto principalmente de ácidos graxos saturados, minerais, proteínas e nutrientes que trazem muitos benefícios ao nosso corpo.

Se você já se perguntou se o óleo de coco é bom para cozinhar, a resposta é sim e neste artigo, você aprenderá todas as maneiras pelas quais você pode aproveitá-lo para suas receitas e pratos favoritos. 

O que é o óleo de coco?

O óleo de coco também é conhecido como manteiga de coco. É um tipo de óleo vegetal, que é obtido da polpa de coco, geralmente usando a técnica de prensagem. 

Mas não é qualquer óleo, já que é um dos poucos que contém mais de 90% de ácidos graxos saturados e é precisamente essa característica que os torna tão únicos e especiais.

Essa grande quantidade de gordura saturada também é uma das razões pelas quais muitas pessoas não conhecem suas propriedades, esquecendo que nem todas as gorduras são ruins. 

De acordo com especialistas, esses ácidos graxos não são prejudiciais como os obtidos em produtos cárneos ou alguns produtos lácteos. 

As gorduras do óleo de coco são de “cadeia média”, ou seja, sua digestão e absorção pelo corpo ocorrem através de um processo muito rápido e eficaz, o que o torna um excelente antioxidante natural.

Portanto, estamos diante de um tipo de gordura saudável graças aos triglicérides de cadeia média. Mas as vantagens do óleo de coco vão muito além da facilidade de absorção de suas gorduras para favorecer o metabolismo.

Benefícios do uso de óleo de coco para cozinhar

As calorias no óleo de coco são de cerca de 115 por 15 gramas (aproximadamente uma colher de sopa), então podemos dizer que, apesar de ser uma gordura, tem uma baixa ingestão calórica. 

Apesar disso, sendo uma gordura saturada, não é aconselhável abusar ou consumi-la excessivamente.

Quando usado na cozinha, o óleo de coco tem vários benefícios para o corpo que você pode aproveitar no seu dia a dia. Alguns deles são:

  • Ajuda a perder peso: por ter absorvido rapidamente gorduras, o óleo de coco favorece a cetose, ou seja, faz com que o corpo obtenha a energia das gorduras e não dos açúcares.
  • Mantém suas propriedades intactas mesmo depois de cozinhar a alta temperatura.
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares: seus triglicérides têm a capacidade de aumentar os bons níveis de colesterol e reduzir os de colesterol ruim.
  • Seu conteúdo antioxidante ajuda a manter a saúde celular e nos mantém jovens.
  • As propriedades termogênicas do óleo de coco aumentam o gasto energético, o que ajuda a acelerar a queima de calorias.

Para aproveitar os benefícios do óleo de coco de maneira saudável e moderada, recomenda-se consumir não mais do que 40 ml por dia.

Como usar o óleo de coco de forma correta?

Óleo de coco para doces

O sabor doce do óleo de coco o torna uma opção perfeita para usar em sobremesas. Como é doce, você pode diminuir a quantidade de açúcar usada em suas receitas para torná-las mais saudáveis sem perder o sabor.

Também é um excelente substituto para manteiga em receitas de biscoitos, bolos ou pães. Tem uma textura semelhante à fornecida pela manteiga e cumpre muito bem a função de emulsionante dos ingredientes. 

Você pode usá-lo em uma proporção de 75 g de óleo de coco para cada 100 g de manteiga indicada na receita.

Molho de salada

Se você quiser dar um toque diferente às suas saladas, pode dar um toque ao vinagrete clássico habitual e trocar o azeite por óleo de coco. Nesse caso, você precisará de:

  • 190 ml de óleo de coco
  • 65 ml de vinagre branco ou vinagre balsâmico
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de pimenta moída (opcional)

Misture os ingredientes até que estejam bem integrados e adicione este molho requintado às suas saladas favoritas. Além disso, você pode substituir o sal por um pouco de molho de soja japonês para trazer um ar oriental ao seu prato. 

Como em qualquer vinagrete, outros ingredientes extras que você pode experimentar com este vinagrete de óleo de coco são mostarda Dijon, sementes de gergelim, gengibre em pó, alho, entre outros.

Se você come salada todos os dias, esta é uma maneira fácil de variar seus molhos e se beneficiar das propriedades do óleo de coco.

Óleo de coco para fazer pipoca

Se você é um daqueles que gosta de fazer pipoca caseira com milho de grãos, vai adorar essa ideia.

Se você usar gorduras vegetais saturadas para fazer sua pipoca, corre o risco de que isso influencie negativamente os benefícios que a pipoca traz ao seu corpo. 

Para evitar isso, minha recomendação é que você cozinhe a pipoca com óleo de coco. Este óleo tem a capacidade de melhorar as propriedades do milho e seu sabor peculiar com um toque doce transformará este aperitivo em um delicioso lanche.

Óleo de coco para fritar

Se até agora você não se atreveu a usar óleo de coco para fritar por medo de que sua comida seja impregnada com seu sabor doce, aqui vai uma solução.

Você deve esperar que o óleo esteja muito quente (a cerca de 200 graus °C), já que mantém a temperatura muito bem. Dessa forma, sua comida ficará crocante, não oleosa e sem o sabor doce do coco.

Além disso, como a manteiga, você pode usar o óleo de coco para espalhar em torradas ou cozinhar carnes e legumes grelhados. No entanto, se você não aquecer bem o óleo, o sabor pode ser passado para alimentos salgados.

Gostou de saber mais sobre como usar o óleo de coco para cozinhar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Compartilhe

WhatsApp
Facebook

Redes Sociais

Mais Popular

Fique por dentro

Receba Novidades

Seu e-mail está seguro! também não gostamos de spam

Blog

Post Relacionados