Tipos de açúcar: saiba escolher o mais saudável

 

O açúcar é um ingrediente amplamente utilizado pela população atual devido ao seu grande poder de adoçar os alimentos. Contudo, existem vários tipos de açúcar. Você sabe qual o mais saudável? 

Para ajudar você a entender mais sobre os tipos de açúcar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais os tipos de açúcar?

Açúcar branco

O que é mais usado em doces. Ele passa por um processo de purificação química para refiná-lo ao máximo, removendo qualquer resíduo de melaço de sua superfície. 

Ele é o menos saudável de todos porque não tem contribuição nutricional. De fato, alguns estudos confirmam que o alto consumo de açúcar branco está relacionado a doenças como sobrepeso e obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, entre outras.

Açúcar mascavo

Embora também seja refinado, passa por menos processos industriais do que o anterior, o que permite preservar restos de melaço em sua superfície, o que lhe confere seu característico tom marrom caramelo. 

Dependendo do grau de refinamento, sua cor será mais ou menos intensa. Contém menos sacarose do que o branco e mais porcentagem de melaço. Portanto, é considerado mais natural e saudável.

Açúcar de cana não refinado

É obtido a partir da evaporação de sucos de cana e da subsequente cristalização da sacarose. 

Ou seja, não é submetido a nenhum tipo de processamento, por isso retém seus nutrientes típicos da cana-de-açúcar. 

Além disso, sua ingestão calórica é um pouco menor do que a refinada. Mesmo assim, ainda é um alimento calórico.

Frutose

É o açúcar natural que vem de frutas e alguns vegetais. Sabe-se agora que a frutose (processada) favorece o aumento do apetite e, portanto, causa um “vício em nosso corpo” que nos faz querer consumi-lo.

Xarope de agave

Vem do agave, uma planta do México. Mas após o processo de refinamento a que se submete, infelizmente perde as propriedades nutricionais da planta. 

Permanece, portanto, um adoçante refinado simples, cujo consumo deve ser moderado porque é considerado um açúcar processado.

Xarope de bordo

Vem do néctar que os bordos dão e seu principal produtor é o Canadá. É feito através de uma série de perfurações para poder extrair a seiva do bordo. Em seguida, resulta em um líquido cozido a cerca de 40 graus solidificado, dando origem a um xarope. 

Tem metade das calorias do açúcar branco e é composto por antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Uma boa alternativa como adoçante para refeições.

Melaço

É líquido e denso de cor dourada, semelhante ao mel. É uma boa alternativa para adoçar, já que não foi processado e está cheio de propriedades benéficas para a nossa saúde, como minerais e vitaminas.

 

Processo de fabricação

O açúcar é um produto derivado da cana-de-açúcar e tem sido usado há cerca de 6.000 anos. Sua fabricação é um processo que envolve uma série de operações até que o produto final seja obtido.

De forma simplificada, para obter sacarose, a cana-de-açúcar passa pelas seguintes etapas:

  • Lavagem de cana-de-açúcar
  • Extração do caldo
  • Purificação de suco de açúcar
  • Evaporação do caldo
  • Cozinhamento
  • Cristalização da sacarose
  • Centrifugação
  • Secagem

Contudo, cada tipo de açúcar passa por uma forma diferente de processo, então há muitas variações.

Quantidade diária recomendada 

Quanto açúcar pode ser ingerido por dia? A resposta é simples: você não deve consumir mais de 10% da sua ingestão diária de energia na forma de açúcar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Em um adulto médio, isso equivale a cerca de 50 g. Por exemplo, uma lata de refrigerante contém 39 g desses açúcares que não estão naturalmente presentes em um alimento. 

Qual tipo de açúcar é mais saudável?

 

A concentração de glicose no sangue é chamada de glicose no sangue. Com o estômago vazio, os valores normais de glicose no sangue variam de 0,6 g/l a 1 g/l. 

Essa taxa aumenta substancialmente por uma a duas horas após uma refeição, não excedendo 1,6 g/l, então terá que retornar à linha de base normal logicamente dentro de duas horas depois da refeição. 

A taxa de transformação energética do açúcar no sangue determina seu índice glicêmico.

É esse elemento que é levado em conta na determinação do melhor açúcar para a saúde. Como regra geral, os melhores tipos de açúcar para a saúde são de origem natural. 

Eles nem sempre têm o lugar que merecem em nossos hábitos alimentares, mas ainda assim têm muitas vantagens, como adoçar suavemente e aromatizar pratos. Estes são:

1- Stevia

Stevia é um açúcar de origem vegetal. Na verdade, vem de folhas de um arbusto que cresce aqui na América do Sul. A Stevia tem um poder de adoçamento cerca de 300 vezes maior do que o açúcar convencional. 

No entanto, não é calórico e praticamente não tem impacto no açúcar no sangue, seu IG é 0. Isso o torna seguro para pessoas com diabetes. 

2- Xilitol

O xilitol é um açúcar natural extraído da casca de bétula. Este álcool açucarado tem a vantagem de ser uma substância saudável sob sua aparência de açúcar refinado em pó. Seu baixo nível glicêmico é bem tolerado pelos diabéticos.

3- Eritritol

Este substituto na forma de álcool açucarado é feito de amido de milho ou trigo. Seu sabor se assemelha ao do açúcar. 

No entanto, com um baixo índice glicêmico, causa desconforto gástrico em alguns indivíduos. Portanto, é preferível fazer uso moderado dele. 

O que o consumo excessivo pode causar?

Ganho de peso

Numerosos estudos associaram o consumo de alimentos ricos em açúcar e refrigerantes ao ganho de peso. 

Em 2011, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition confirmou uma “associação positiva” entre o consumo regular de refrigerantes e a crescente epidemia de obesidade.

Cárie dentária

Ao contrário do que todos acreditam, o açúcar não causa cárie dentária. No entanto, são os resíduos (ácidos) resultantes da interação do açúcar com a superfície dos dentes que causarão cáries. 

Então, se você não monitorar sua dieta (ou praticar a escovação de dentes regular), poderá ter a boca cheia de cáries.

Problemas de pele

É bem sabido que comer chocolate causa acne. Mas alimentos ricos em açúcar podem realmente causar problemas de pele?

Os cientistas associaram recentemente o consumo de produtos lácteos e alimentos de alto índice glicêmico (mais comumente chamados de alimentos ricos em açúcar) com problemas de pele.

Aumento dos desejos de açúcar

Quando comemos uma grande quantidade de açúcar, nosso cérebro libera dopamina, um produto químico que nos permite, por exemplo, nos sentir bem durante o sexo ou interações humanas positivas.

Embora os cientistas não tenham chegado a um consenso sobre a dependência de açúcar, um estudo publicado em 2008 na revista “Neuroscience & Biobehavioral Reviews” observou que, quando tinham acesso ilimitado ao açúcar, os ratos mostraram quatro sinais de dependência: frenesi, abstinência, inveja e uma “porta” para substâncias fortes, como o álcool.

Gostou de saber mais sobre os tipos de açúcar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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